RAFAEL MOREIRA
O que é branding e qual sua importância para sua marca?

O que é branding?
O branding ou brand management é um conjunto de ações que permitem gerar as estratégias de uma empresa. Quando você cria uma estratégia de branding, a ideia é fazer com que os consumidores lembrem da sua marca de forma positiva, desejada e quase que instintivamente.
Como as ações são relacionadas diretamente à empresa, as estratégias de branding também alinham os seus propósitos, valores, posicionamento e identidade, de forma que essas características se mostrem naturalmente, conquistando o coração do público de forma genuína.
Quando falamos de marcas com propósito e posicionamento, você lembra de alguma?
E se você ver um conteúdo roxo em seu feed, associa rapidamente ao Nubank? Ou a frase Amo Muito Tudo Isso? Esses são alguns exemplos de estratégias de branding extremamente bem feitas, você lembra da marca só pelo seu slogan, identidade ou posicionamento.
Quando você lê: refrigerante de cola, “Just do it”, com certeza associa os exemplos ao nome de algumas marcas, certo? E isso só comprova como a estratégia de branding é fundamental e funciona.
Por que fazer branding?
Porque as chances de conquistar os consumidores aumentam, consequentemente a sua relevância também cresce. Como dissemos no início, o consumidor moderno busca marcas de verdade, que mostrem os seus propósitos, que defendam causas e que sejam coerentes com os seus valores.
Marcas de verdade vão além de vender, elas conquistam corações, criam um público fiel, aumentam a sua credibilidade e visibilidade, tornam-se referências e, consequentemente, geram um ticket médio recorrente!
Segundo uma pesquisa realizada pela IBM e divulgada no início de 2020, os consumidores que buscam marcas que estejam de acordo com o propósito da sustentabilidade, por exemplo, estão realmente engajados em encontrar essas empresas, mesmo que seja mais difícil:
70% dos compradores que valorizam o propósito pagam um valor adicional de 35% do custo inicial para compras sustentáveis, como, por exemplo, produtos reciclados ou ecológicos;
57% estão dispostos a mudar seus hábitos de compra para minimizar o impacto ambiental;
79% afirmam ser importante que as marcas forneçam autenticidade garantida, através de certificações, por exemplo;
71% estão dispostos a pagar um valor adicional de 37% a mais em média, para empresas que ofereçam total transparência ao produto.
Marcas que assumem o propósito da sustentabilidade, por exemplo, ganham consumidores engajados com essa luta, que querem mudar os seus hábitos, que buscam empresas que contribuam com esse propósito e que não veem problema em pagar mais por isso.
E não para por aí! Esse é só um exemplo da relevância de ser uma marca de verdade.
Outro estudo da Accenture, mostra que:
79% dos consumidores brasileiros querem que as empresas se posicionem em relação a assuntos importantes, como: sociedade, cultura, meio ambiente e política;
77% afirmam que suas decisões de compra são impulsionadas por valores éticos e autenticidade das empresas;
34% dos entrevistados já se decepcionaram com a forma de agir de uma empresa e sentiram que a empresa traiu suas crenças.
As pesquisas são diversas e os dados infinitos, mas todos comprovam um fato: o consumidor quer empresas reais, com características, personalidade, propósitos e valores – muito além de apenas um texto em uma área esquecida do site.